Pode ser dividida em duas camadas:
- * SiAl: segmento de rochas a base de silício e alumínio. Mais leves, portanto, predomina na parte superior da listosfera. É também chamada de crosta continental. Sua espessura varia de 30 a 80 km. As áreas montanhosas apresentam esta camada mais espessa.
* SiMa: segmento de rochas a base de silício e magnésio. Mais pesadas, predominando na parte inferior da litosfera, no fundo dos oceanos. Também chamada de crosta oceânica. A espessura é muito variável, tendo em média 7,5 Km.
Astenosfera: Camada imediatamente inferior a litosfera, comportando-se como um fluido viscoso, sobre a qual as placas tectônicas litosféricas se movimentam.
Manto: constituído de material rochoso em estado de fusão, ocupa cerca de 80% do volume da Terra. Fica logo abaixo da litosfera e chega até a 2900km abaixo da superfície. Sua temperatura varia de 100ºC, na região em contato com a litosfera, até a 3500ºC próximo ao núcleo. Estas diferenças de temperatura são responsáveis pelas correntes de convecção formadas no manto, que vão provocar o movimento das placas tectônicas na superfície terrestre.
Núcleo: camada existente no centro da esfera terrestre, formada principalmente por níquel e ferro, sendo por isso também chamado de NiFe. As temperaturas chegam até a 5000ºC. As pressões exercidas sobre a camada são tão elevadas que, mesmo à altas temperaturas, o núcleo interno se encontra em estado sólido. O núcleo interno é isolado do resto do planeta pelo núcleo externo (em estado pastoso).
Fig 2. Espessura das camadas da Terra
EXERCÍCIOS
1. (UEL) As grandes cadeias de montanhas, como os Alpes ou o Himalaia, tiveram origem
a) na era Mesozóica, quando da fragmentação do antigo continente de Gondwana.
b) no Pré-Cambriano, em virtude dos grandes falhamentos ocorridos na crosta terrestre.
c) no Paleozóico, quando os continentes começaram a tomar as formas atuais.
d) há mais de 190 milhões de anos, em conseqüência da movimentação do NIFE, a camada mais interna da Terra.
e) há mais de 60 milhões de anos, graças à movimentação das placas tectônicas.
2. (UEM) Sobre a estrutura da Terra e a sua composição, assinale o que for correto.
(01) A camada sólida e externa da Terra é chamada de litosfera ou crosta terrestre. Subdivide-se em Sial e Sima.
(02) O Sial corresponde à camada externa da crosta. Nessa camada, o silício e o alumínio são os principais minerais presentes.
(04) O Sima corresponde à camada interna da crosta. Nessa camada, predominam as lavas vulcânicas, sendo o silício e a magnetita os principais minerais presentes.
(08) O Nife corresponde ao núcleo da Terra, formado por minerais pesados, com destaque para o níquel, o chumbo e o mercúrio.
(16) Os principais recursos minerais inorgânicos encontram-se no subsolo, isto é, na camada imediatamente inferior à crosta externa.
(32) Os recursos minerais de origem orgânica, como os combustíveis fósseis, encontram-se no manto, que corresponde a uma camada intermediária entre a crosta e o núcleo, mais próxima da superfície do planeta, no fundo oceânico.
3. (UFPE) O estudo das ondas sísmicas e dos campos magnéticos permitiu o descobrimento e a caracterização de três importantes camadas internas da Terra: a Litosfera, o Manto e o Núcleo. Com relação a esse tema, estão corretas as afirmações abaixo:
( ) O Manto envolve o Núcleo terrestre, ocupa a maior parte do volume do planeta e se comporta como um fluido que se move lentamente.
( ) A Crosta Oceânica, uma porção da Litosfera, é composta fundamentalmente por rochas graníticas e não apresenta, em suas camadas inferiores, rochas basálticas.
( ) Sob a Litosfera existe uma camada de rocha menos rígida, conhecida como Astenosfera; trata-se de uma zona de baixa velocidade sobre a qual "flutuam" as placas litosféricas.
( ) O Núcleo é formado basicamente por níquel e alumínio; essa camada, que produz o campo magnético do planeta, apresenta elevadas temperaturas.
( ) A Litosfera acha-se dividida em blocos mais ou menos rígidos designados como "placas"; essas placas são deslocadas por correntes de convecção que se formam no Manto.
4. (Unifesp) Na última década, várias pesquisas na África e na América do Sul confirmaram a hipótese de que elas formavam um continente no passado. Assinale a alternativa que identifica corretamente a era geológica em que a separação ocorreu e o nome do novo continente que ela gerou.
a) Cenozóica; Pangéia.
b) Mesozóica; Gondwana.
c) Pré-Cambriano; Gondwana.
d) Paleozóica; Pangéia.
e) Quaternário; Gondwana.
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
3 - V, F, V, F, V
Muito obrigado pelos esercícios!
ResponderExcluirSIAL------>SI de sinício e AL de alumínio
SIMA------>SI de sinício e MA de magnésio
NIFE------>NI de níquel e FE de ferro.
Si é de silício
ResponderExcluirNa questão 2 a soma não pode ser 03, visto que este valor considera a opção 01 como correta e, no entanto, há um erro considerável já que a crosta terrestre não deve ser chamada de litosfera, pois a litosfera consiste na soma da crosta com a porção superior do manto superior. A alternativa 02 é um tanto complicada, pois a crosta consiste tanto no sial quanto no sima e ela afirma que o sial corresponde a camada externa da crosta, devia ter considerado tbm o sima. A 01 e 02 se contradizem, então... É preciso rever!!!
ResponderExcluirÓtimo conteúdo! Até favoritei aqui, bem explicado e simples de entender.
ResponderExcluirgostei do trabalho, até fiz um copy paste
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir