![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjXHFCLOkFspx6E9nOvKLESMAiY-0DRmti385bAFFD_f-ibYG-2Yeb4AbvpoUzWfoYKcbuR4reKLBI4p720-qviCcF7wGKD-yDl4Qkp3UtvZ3dAMAbyOpXGYQizAz6hVhMM7EjlNRW1NgE/s400/q1.jpg)
Sobre as relações de trabalho e de produção, é CORRETO afirmar que:
01. no início do século XX, o industrial norte-americano Henry Ford inovou os métodos de produção, introduzindo esteiras rolantes nas linhas de montagem dos automóveis: as peças chegavam até os operários, que executavam sempre as mesmas tarefas referentes a cada parte do carro.
02. com o desenvolvimento da globalização e da economia informacional, especialmente dos países subdesenvolvidos, cabe aos Estados investir, prioritariamente, em áreas sociais para que a mão de obra tenha preparo e possa, assim, inserir-se na nova economia.
04. na maioria dos países europeus, até a Primeira Guerra Mundial, a organização da produção esteve apoiada em indústrias de base, como as indústrias siderúrgicas, químicas, alimentícias e do vestuário.
08. no Brasil, de acordo com a legislação em vigor, a jornada máxima de trabalho em todos os setores da economia é de 36 horas semanais.
16. nos países em que as empresas investem em informatização e robótica, verifica-se o desemprego conjuntural.
01. V. O método de produção na afirmativa é chamado de fordismo, que tem como características a produção em série, armazenagem em estoque, e uma grande divisão do trabalho dentro da fábrica, fazendo com que os funcionários tenham sempre as mesmas tarefas, repetindo-as várias vezes.
02. V. A evolução da técnica na produção no mundo globalizado exige mão-de-obra qualificada e esta só é possível com pesados investimentos do Estado em áreas sociais, principalmente no sistema educacional.
04. F. Nos países europeus, capitalistas, o principal foco era a indústria de consumo. Nos países socialistas sim, o principal apoio para a organização econômica estava nas indústrias de base.
08. F. A jornada de trabalho normal no Brasil é de 8 horas diárias, ou seja, 40 horas semanais.
16. F. Desemprego conjuntural: causado por uma crise momentânea, que tende a passar com o tempo, voltando as oportunidades de emprego assim que passar a situação econômica desfavorável, como aconteceu recentemente na crise que se iniciou no final de 2008. Desemprego estrutural: desemprego permanente, sem retorno às oportunidades, como acontece no caso do êxodo rural e da automação industrial.
Resposta: 03
Questão 12
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgS5SXLsy9EM6ctDE7x4MEN9Q-jih2gfZTcZaACJvilNu6AR0hyphenhyphenkD3sgC5ZRn8fAq_rt0vjYq7i2oZUa1pliX_Ze2mED0A1UNl4fMyk2k0Pat5EGuxS3T-NoDF2OOdAGRR3pB0NlLTtdcE/s400/q2.jpg)
Escrita na década de 1950, a peça Eles não usam black-tie nos remete à reflexão sobre movimentos sociais no Brasil.
Com base no contexto socioeconômico em que a obra de Guarnieri foi escrita e nos movimentos sociais no Brasil, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
01. A década de 1950 foi caracterizada por um período de recessão econômica. Os índices inflacionários superavam 100% ao mês.
02. Na década de 1950, o sindicalismo brasileiro enfrentou, com muitas greves, a inserção do país no capitalismo internacional.
04. No Brasil, a organização sindical teve início no século XX e foi nutrida, de um lado, pelos anarquistas utópicos e, de outro lado, pelos defensores do neoliberalismo econômico.
08. Cenário de Eles não usam black-tie, as favelas estão circunscritas sobretudo às metrópoles regionais, como é caso do Rio de Janeiro e de São Paulo.
16. Criada na década de 1950, a Companhia Vale do Rio Doce, empresa de economia mista, foi o cenário que levou os personagens de Eles não usam black-tie a deflagrarem greve por melhores condições de trabalho e de salário.
32. Infere-se do diálogo do personagem Otávio que uma das estratégias utilizadas pelos sindicatos é a greve, como forma de pressionar os patrões para a obtenção de determinado objetivo.
Resposta: 34
Questao 13
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgZxSuxw2QcvXcY_2mucfO5aWykRlDe01O3q-7aqBXffalMzEf7AWRTJtUIF598D7_l9xxODIuTZbPs45NR8AWcuTWt1Xwxs85ue1qaY1Gc1BcK3nxkWR1X8CGdvGpjE2bvzoubwSJwUII/s400/q3.jpg)
Com base no gráfico acima, Brasil: Valor da produção industrial, pode-se afirmar CORRETAMENTE que:
01. os estados da Região Sudeste participam com o maior valor gerado pela atividade industrial no Brasil.
02. a baixa participação da Região Sul no valor total da produção industrial brasileira deve-se sobretudo à forte presença de indústrias transnacionais.
04. os estados mais industrializados do Brasil estão concentrados no Complexo Regional do Centro-Sul.
08. as condições climáticas, a falta de mão de obra qualificada e a carência de matérias-primas justificam a baixa participação do estado do Amazonas no valor total da produção industrial brasileira.
16. Bahia e Pernambuco, na Região Nordeste, contribuem mais do que os estados do Sul para o valor da produção industrial do Brasil.
01. V. Embora não conste o ES, no gráfico está claro o maior valor gerado por SP, MG e RJ, estados da Região Sudeste.
02. F. A Região Sul (RS, SC e PR) participa com o segundo maior valor gerado pela atividade industrial, não tem, portanto, baixa participação na produção industrial.
04. V. A divisão regional geoeconômica do Brasil complementa 3 regiões: a Amazônia, o Nordeste e o Centro-Sul, sendo esta região a mais industrializada.
08. F. Não é baixa a participação, já que pelo gráfico é o sétimo estado na participação da produção industrial. Isto se dá principalmente devido a Zona Franca de Manaus, onde a política de isenção fiscal contribuiu para a instalação de um parque industrial.
16.F. No gráfico está claro que contribuem menos que os estados da Região Sul.
Resposta: 05
Questão 14
Sobre o solo, é correto afirmar que:
01. é resultante da desagregação das rochas originais e da decomposição química das mesmas, formando uma camada superficial composta de água e minerais que se vai enriquecendo de matéria orgânica com o tempo.
02. os solos catarinenses são considerados pobres em função da intensa lixiviação, considerando que os totais pluviométricos assemelham-se aos encontrados na Região Norte.
04. o solo é o resultado de muito tempo de modificações nas rochas pelos agentes externos, como o clima e a vida microbiana. Áreas com o mesmo tipo de rocha, mas com climas diferentes, apresentam o mesmo tipo de solo.
08. a vegetação do Cerrado desenvolve-se sobre solos pobres e ácidos que, apesar de sustentar a diversidade biológica desse ambiente, necessitam de insumos agrotecnológicos para o desenvolvimento da cultura da soja.
16. características do solo, como quantidade de umidade, composição química e textura, não influenciam no desenvolvimento, abundância, diversidade e aspecto da cobertura vegetal.
01. V.
Resposta: 09
Questão 15
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhWBNT_XvFkefLlPRMMpdte4ZGtj8yfnYeZJfrbRzoZ6DeIByofXSImtbfuz8RHWhGjX2U2-V-YO2prLDLmGWkXxDvSlKsSZeQkwj2xfOncuyZuBbCmvKXeHQNo89J24X3dkCD6tHddfrI/s400/q15.jpg)
01. A Nicarágua é o país da América Latina em que se verifica a menor relação de acesso à telefonia móvel, considerando-se a sua população absoluta.
02. Na América Andina, o mais elevado grau de urbanização está no Peru.
04. Os países da América Central que entre os séculos XVII e XVIII foram colonizados por espanhóis apresentam grau de urbanização superior a 50%.
08. Dentre os países membros do Mercosul, o Uruguai é o que apresenta o mais alto grau de urbanização.
16. Mais de 50% da população latino-americana é favorecida pelas inovações tecnológicas da globalização.
32. A tecnologia informacional é acessível à América Latina, considerando-se que a telefonia móvel supera os percentuais de urbanização.
64. Dentre os países que não estabelecem fronteiras com o Brasil, o Chile apresenta o mais alto grau de urbanização.
o1. V. Pelo mapa, observa-se que a Nicarágua tem a menor relação de acesso a telefonia móvel.
02. F. Países como Chile, Colômbia e Venezuela tem maior grau de urbanização que o Peru.
04. F. Países como Honduras e Guatemala tem índice de urbanização menor que 50%.
Questão 16
Sobre a colonização e a cultura açoriana em Santa Catarina, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj2HJPVXd7AKy-YP1QnOoztBki647ZwU0T-za8zJxM7Z957s4vQyqqWvt3hpy12e3qeol4S3bLWhR6tUQPvi9EClNiv5w8xejFK0Rzr1eYb5WHcEjzb4usdKtI6dhSpp5TUQOdvz-ZK_mQ/s400/q16A.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjERtdBEhyASMk04zzsk46PlQneIRGe_RYRleH8JjaS8yeNQi-K-MMawgPlNc74IZRw8Rd_xu3ndy7iJrY-QoUDlTG1VSuDYiBn5PfGX06w187vtGKxAbHIrfwrMa607QTuVGaUQtZ-2_c/s400/q16B.jpg)
01. Os açorianos, vítimas da xenofobia pelos portugueses, emigraram para Santa Catarina no século XVIII para desenvolverem colônias de exploração.
02. Os atuais municípios de São José, São Francisco do Sul, Laguna e Florianópolis foram colo-nizados sobretudo pelos açorianos.
04. Jogos da mora (jogo do palito) e bocha são manifestações culturais típicas dos açorianos.
08. A festa do Divino Espírito Santo ocorre com maior frequência nos municípios litorâneos colo-nizados em sua grande maioria por açorianos.
16. As condições geomorfológicas favoreceram a fixação dos primeiros açorianos nos vales do rios Canoinhas e Peperi-Guaçu.
01. F. Os açorianos foram enviados para SC para povoar o território, garantindo sua proteção, e também impulsionando a economia com a extração do óleo de baleia. O excedente populacional na ilha dos Açores também contribuiu para que emigrassem.
02. V. Tanto por açorianos, como por vicentistas.
04. F. Jogos de mora e bocha são típicos da cultura dos italianos.
08. V.
16. F. Se fixaram nas áreas litorâneas. Os rios citados pertencem a vertente do interior.
Resposta: 10
Questão 17
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi9aT6RKAUCYP6q-xENVm_2XyAlEqIrcmlNAQhZie7Fq-opC80SRVjoCZcamtjmgDYjDoZWepdnxhLxUhfxunLUcITEkEiNYPzhrW2-QEO5jGLlEq3Tr8CJcDcRHvE5yEO2Pur37VUzYbA/s400/q17A.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi4rgGi3k73wSSRzib8vacJwapKXiQqiDTxCLR_32kYM4jaNJKthZ_Oq1khqibfY7uUqoxbYl0Ea_Ati7V2sWo8bXt5xb_eTMpSki7opB2TS73BFvuJwHNjgWD8s-eRqv92ygzVsfAyyTY/s400/q17B.jpg)
01. as usinas térmicas a gás natural são menos agressivas ao meio ambiente, se comparadas às usinas movidas a petróleo e, principalmente, às de carvão mineral.
02. o potencial hidrelétrico de um curso fluvial é proporcionado pela vazão hidráulica e pela concentração de desníveis existentes ao longo do curso de um rio.
04. atualmente, 80% da energia consumida no Brasil é proveniente da biomassa (lenha, carvão vegetal).
08. apesar de possuir mais de 50% de sua superfície formada por rochas metamórficas, o Brasil não apresenta grandes jazidas de petróleo em sua parte continental. A maioria das reservas está na plataforma oceânica.
16. o petróleo é aproveitado economicamente como fonte de energia e matéria-prima. Como fonte de energia, esse recurso é transformado em combustíveis, como o óleo diesel, a gasolina e o querosene.
32. o esforço muscular, assim como a maioria das fontes de energia derivadas de biomassas, é considerado não renovável.
Resposta: 19
Questão 18
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhi9DOdQsv2_8qlsbIWTge7nIqx3lOv0qmZ0F1WMmex-Aga7SovEoeY8puedkCB1g6os8XFBvB96JBk4OXYXtW3VOq350YlcVsCfcIlaRO8TGkZguF28imwqFmw3EY9B7euDBjfUST3O3I/s400/q18.jpg)
01. Os solos de terra roxa originários de rochas ígneas extrusivas são encontrados sobretudo nos Complexos Regionais da Amazônia e do Centro-Sul.
02. As cordilheiras dos Andes e do Himalaia tiveram a sua origem na Era Cenozóica.
04. No Brasil, minerais metálicos como Fe, Ca, Hg, Mn, S, Al e Na têm as suas maiores reservas na Região Nordeste.
08. O arquipélago de Fernando de Noronha (PE) tem a sua origem associada à Era Pré-Cambriana.
16. As jazidas de carvão mineral em Santa Catarina têm a sua origem, principalmente, na Era Paleozóica.
32. Em Santa Catarina, a Serra Geral pertencente às formações do Escudo Brasileiro adquire a direção norte-sul, sendo, porém, as direções norte-nordeste e sul-sudoeste as mais frequentes.
64. Com altitude aproximada de 3.000 metros, o Pico da Neblina – o ponto culminante do Brasil – tem a sua origem na Era Cenozóica.
01. F. Solos de terra-roxa, muito férteis, originários de rochas ígneas extrusivas, são encontrados em São Paulo e Paraná. Na Amazônia os solos são considerados de baixa fertilidade.
02. V. Os dobramentos modernos, como os Andes e o Himalaia, tiveram sua origem no período terciário da Era Cenozóica.
04. F. Minerais metálicos são de origem dos escudos cristalinos, formações muito antigas. No nordeste predominam as estruturas sedimentares, mais recente, e pobre nos minerais citados. As maiores reservas estão no PA e em MG.
08. F. O arquipélago tem origem de erupções vulcânicas em área oceânica, algo mais recente, na Era Mesozóica.
16. V. O carvão mineral teve sua formação durante a Era Paleozóica.
32. F. A Serra Geral foi formada através de derramamento de lava durante a Era Mesozóica, não sendo, portanto, pertencente à estrutura dos Escudos Cristalinos (da Era Pré-Cambriana). As Serras do Leste, mais próximas ao litoral catarinense, são formações pertencentes ao Escudo Brasileiro. Obs: No gabarito do site da Coperve, esta questão está equivocadamente marcada como correta e não houve alteração para correção.
64. F. O Pico da Neblina, já muito desgastado pelos efeitos erosivos do meio, pertence à estrutura do escudo cristalino, sendo formado na Era Pré-Cambriana.
Resposta: 18
Questão 19
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgHZmVTlVLwZx6uTY_0YVUldFsNq52xsEL7QGmYsPm4AxL1mhOKzhzuYu_43ee1ZPvoPG7wm9LrJREEZpJCmADken1wG0xzcu31LAK6XympiW6mHsVcMrMLKGoXW7fVqk2rq3EfpeN80eE/s400/q19.jpg)
01. Nas proximidades do Equador, dá-se o encontro dos alísios de sudeste com os alísios de nordeste. É a zona de convergência intertropical.
02. A região equatorial se localiza nas baixas latitudes e se caracteriza como uma zona de baixa pressão.
04. Os furacões são fenômenos caracterizados pela formação de um sistema de baixa pressão. Formam-se, geralmente, em regiões tropicais do planeta.
08. Para que ocorra um raio é necessário que as nuvens possuam a mesma carga elétrica.
16. As nuvens cúmulos-nimbos são encontradas em altitudes que variam de 0 a 5 km. A sua presença indica estabilidade no tempo.
01. V. Ventos alísios são os que tem origem nos trópicos (Câncer ao N e Capricórnio ao S) e vão em direção ao Equador. São ligeiramente inclinados para oeste, devido ao movimento de rotação da Terra. Se encontram na linha do Equador, portanto esta é uma área de convergência dos ventos alísios.
02. V. A latitude da Linha do Equador é 0°, ou seja, as regiões próximas são de baixa latitude. As altas temperaturas provocam a área de baixa pressão.
04. V. As áreas mais quentes do globo geram as baixas pressões, que provocam a convergência de ventos e possível formação de furacões.
08. F. Os raios acontecem em áreas com cargas elétricas opostas, sejam entre nuvens ou entre nuvem e Terra.
16. F. Os cúmulos-nimbus são encontrados, em média, de 7 a 9km da superfície, podendo chegar a altitudes bem maiores. Sua presença indica tempo instável, com tempestades, raios, trovões e possibilidade de formação de tornados e furacões.
Resposta: 07
Questão 20
01. Se o voo da Air France decolou no dia 1º de junho de 2009 do Rio de Janeiro, os mais de 200 passageiros, caso não ocorresse a tragédia, teriam desembarcado em Paris no dia 31 de maio de 2009.
02. Ao analisarmos as informações contidas no mapa, o voo 447 da Air France era direto, ou seja, sem conexões ou escalas.
04. A aeronave desapareceu em uma área que compreende a costa brasileira e a costa ocidental africana.
08. O fuso horário de Paris está mais adiantado se comparado ao do Rio de Janeiro, devido a sua localização no hemisfério norte.
16. A aeronave decolou de uma cidade que se localiza próxima ao trópico de Capricórnio.
32. O voo da Air France desapareceu em uma área que se encontra ao norte do paralelo de 23°27' N.
01. F. Como o vôo se direciona para leste, o horário de chegada, pelo sistema de fusos horários, só poderia ser em horários à frente do horário de partida. A afirmativa erra ao considerar que quando chega em Paris, estaria o calendário num dia anterior.
02. V.
04. V.
08. F. O fuso horário está mais adiantado por estar localizada a leste.
16. V. Falar de proximidade é muito relativo. Em relação a São Paulo, a cidade do Rio de Janeiro não está próxima ao Trópico de Capricórnio. Em relação a Paris, a cidade do Rio de Janeiro está próxima ao Trópico de Capricórnio.
32. F. O paralelo de 23°27' N é referente ao Trópico de Câncer. Como observado no mapa, o desaparecimento da aeronave ocorreu próximo a Linha do Equador, portanto, ao sul do Trópico de Câncer.
Resposta: 22
Agora tenho outra questão, da PUC-RS.
ResponderExcluirEstá na Geo A, da apostila do energia.
Eu não entendi a questão, gostaria que tu me explicasse =)
"O nascer do sol no Equinócio ocorre às 6 horas local do meridiano de 58° Oeste. Em que meridianos, nesse mesmo momento, será o meio-dia e meia-noite, respectivamente?"
a) 35° Leste e 180°
b) 32° Leste e 148° Oeste
c) 180° e 0°
d) 0° e 32° leste
e) 148° Leste e 32° Oeste.
letra b
ExcluirComo que eu calculo a hora solar verdadeira de algum lugar?
ResponderExcluirPor exemplo, uma cidade a 48° de long Oeste marca 14h pelo fuso horario. Qual a sua hora solar?
Ok... os dois comentários são sobre a hora solar. Lembrando que a hora solar é diferente para cada mudança de longitude, não necessitando levar em conta o mapa de fusos horários estabelecido para cálculo da hora legal, a não ser que seja para comparar os dois horários.
ResponderExcluirPrimeiramente, trabalharemos com décimos de graus ou horas, e é importante saber as relações:
1° = 60' (um grau equivale a sessenta minutos / ou uma hora equivale a sessenta minutos)
1' = 60" (um minuto de grau equivale a sessenta segundos de grau / ou no cálculo das horas, um minuto equivale a sessenta segundos)
Sendo assim,por exemplo, ao invés de trabalharmos com 10,5° (que é o mesmo que dizer 10° mais 0,5°) , é correto dizermos 10°30' ( já que 0,5° corresponde a 30', de acordo com a relação acima).
Para o exercício da PUC:
ResponderExcluirPrecisa-se já ter uma idéia de como é a distribuição das longitudes no mapa (já visto em aula) e também lembrar que para leste soma-se as horas e para oeste diminui.
58°W : 6h
Para saber o local onde ocorre o meio-dia (hora solar), temos que descobrir qual meridiano está a 6 horas a leste do citado no execício ( 6h + 6h = 12h).
Podemos resolver a regra de três:
1h - 15° (já que a Terra demora 24h para executar uma volta completa / 360°)
6h - x
Resolvendo, temos que x = 90°, ou seja, o meridiano da resposta tem que estar a 90° a leste do meridiano dado no exercício.
Para acharmos os 90° a leste de 58°W, dividimos a contagem em duas partes:
- Primeiramente contamos 58° até Greenwich.
- Agora contamos para leste os graus restantes : 90°-58° e temos a resposta que é 32°L.
O meridiano 32°L está a 90° a oeste do meridiando dado (58°W), e portanto, no horário de meio-dia.
Para saber o local onde ocorre a meia-noite(hora solar), temos que descobrir qual meridiano está a 6 horas a oeste do citado no execício ( 6h - 6h = 0h).
Basta acharmos o meridiano que está a 90°(6h) a oeste de 58°W. E este meridiano é o de 148°W.
Portanto a resposta está na letra B, 32°L e 148°W.
Para o segundo exercício:
ResponderExcluirA cidade marca 14h pelo fuso horário (hora legal). Está adotando, portanto, o fuso horário do meridiano múltiplo de 15° mais próximo, que é o meridiano de 45°W. Nos meridianos múltiplos de 15°, a hora solar e a hora legal se coincidem.
Portanto, 14h é a hora solar do meridiano de 45°W e também sua hora legal. 14h é a hora legal do meridiano de 48°W mas é diferente de sua hora solar.
Para calcular a hora solar do meridiano de 48°W, temos que achar a diferença restante em horas, ou seja: os 3° a oeste do meridiano de 45° correspondem a quantas horas? Depois diminuimos de 14h (hora solar de 45°W) o valor achado, já que estamos contando para oeste. (lembre-se que para leste soma-se as horas e para oeste diminui)
1h - 15°
x - 3°
Temos que x = 0,2h, que é o mesmo que:
1h - 60 min
0,2h - y min
Então, y = 12min
A hora solar de 48°W é, portanto, a hora solar de 45°W menos 12min (14h - 12min).
Será, portanto, 13h 48min.
Muito obrigada pelas informações.
ResponderExcluirConsegui entender por completo agora
=)
Ok...bom que foi útil. Só retificando uma das frases que coloquei na resposta do primeiro exercício:
ResponderExcluir"O meridiano 32°L está a 90° a LESTE do meridiando dado (58°W), e portanto, no horário de meio-dia."
cara nao sei como funciona esse sistema de resposta mas poderia me dizer qual a resposta da questao 19 porfavor??
ResponderExcluirO sistema de provas da UFSC utiliza questões de somatória, no qual a resposta da questão corresponde à somatória de todas as afirmações corretas. No caso da questão 19, estão corretas as afirmações 01, 02 e 04. Portanto, a resposta relativa à questão é o resultado da soma 01+02+04, ou seja, 07.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir